Co-wash: A técnica para lavar os cabelos sem shampoo!

Você sabe o que é ou já ouviu falar em co-wash? No post de hoje, vou explicar tudo pra vocês sobre essa técnica de lavar os cabelos que dispensa o uso do shampoo! Sim, é isso mesmo que você leu!

O que é co-wash?

Co-wash vem da abreviação conditioner washing e significa lavar com condicionador.

Tenho certeza que as duas primeiras perguntas que você se fez após ler isso, foram: “Será que funciona?” e “Meu cabelo não vai ficar com cara de sujo?”. As respostas são: “Sim, funciona!” e “Não, o seu cabelo não vai ficar com aspecto de sujo!”. Parece loucura, mas essa técnica está fazendo MUITO sucesso e foi comprovada que é bem menos agressiva do que lavar os cabelos com shampoo!

Nascemos e crescemos com a ideia de que a espuma produzida pelo shampoo é sinônimo de limpeza. Quanto mais espuma o meu shampoo produzir, mais limpo meu cabelo vai ficar, certo? Errado!

Existe um componente presente na maioria dos shampoos chamado sulfato. Ele é o responsável pela formação de espuma produzida pelos shampoos e ao mesmo tempo que promete limpar, ele remove a oleosidade e umidade natural dos cabelos, deixando os fios ressecados e causando o famoso e temido frizz.

Quais as vantagens do co-wash?

As vantagens de se fazer o co-wash são inúmeras, entre elas, é que essa técnica agride bem menos os fios, deixando eles menos ressecados e, assim, mais hidratados.

Também é vantajoso pra quem sente a necessidade de lavar os cabelos diariamente, pois ele limpará o seu cabelo de maneira suave, evitando o ressecamento.

O co-wash é indicado para qualquer tipo de cabelo?

Essa técnica começou a fazer sucesso entre os cabelos cacheados, que geralmente, tendem a ser mais ressecados. Mas devido as suas inúmeras vantagens, notou-se que todo e qualquer tipo de cabelo pode ser feito o co-wash, seja ele cacheado, liso, quimicamente tratado e etc.

Posso fazer o co-wash com qualquer condicionador?

Não. Existem condicionadores específicos para a realização do co-wash.

Os condicionadores indicados para essa técnica não possuem alguns componentes, como os petrolatos e os silicones insolúveis, que são substâncias que “grudam” nos fios, impedindo que a limpeza seja realizada. Se eles estiverem presentes no seu condicionador, ele não é indicado para a realização do co-wash.

Existem alguns condicionadores que são “liberados” para essa técnica, por não conterem os componentes citados acima. Algumas marcas também já estão facilitando nossas vidas e criando condicionadores que possuem no rótulo que são indicados para co-wash. Veja alguns condicionadores liberados e outros específicos:

1- Condicionador Cowash! Yamasterol, da Yamá. 2- S.O.S BOMBA de Vitaminas Co-wash, da Salon Line. 3- Kanechom Kids, da Kanechom. 4- Pré-shampoo e co-wash, da Salon Line. 5- Creme multifuncional Yamasterol, da Yamá.

Como fazer o co-wash?

Tente pensar em co-wash como se estivesse lavando os seus cabelos normalmente com shampoo. O processo é o mesmo! Não tem mistério!

1- Primeiramente, molhe os cabelos e massageie por alguns minutos para que a água penetre nos fios, retirando a gordura do couro cabeludo;

2- Remova o excesso de água para que o condicionador penetre nos cabelos;

3- Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento do cabelo até as pontas. (É importante frisar que você não deve economizar produto! Use a quantidade de acordo com o comprimento dos seus cabelos, como se estivesse passando shampoo mesmo!) Em seguida, massageie bem o couro cabeludo;

4- Molhe os cabelos e certifique-se que o produto foi totalmente removido. Se necessário, repita os passos 3 e 4 novamente;

Li em um blog que você deve seguir os processos de passar a máscara e o condicionador normalmente após a realização do co-wash. Como ainda não testei essa técnica, não sei se faz muita diferença, já que o co-wash por si só limpa e hidrata os cabelos. Mas já comprei o meu shampoo co-wash e assim que testar, volto aqui pra contar pra vocês o resultado!

Posso fazer co-wash todos os dias?

O co-wash pode ser realizado todas as vezes que você lavar os cabelos, mas isso é indicado pra quem tem os fios extremamente secos! Caso contrário, recomenda-se a realização dessa técnica quando você sentir que seu cabelo precisa de uma”respirada” do shampoo. Geralmente uma ou duas vezes por semana.

E aí, o que acharam dessa técnica? Alguém aí já pratica? Se sim, conta pra mim nos comentários a sua experiência! E se você tiver alguma dúvida, deixa aí também nos comentários que eu vou responder com o maior prazer!

Um beijo!

LEIA TAMBÉM:

19 Comentários

  1. Post muito construtivo para minha pessoa rs, adoro dicas de cabelos e essa técnica é das que tanto gosto e indico para quem tem interesse em cuidar das madeixas. Bjos

  2. Que post mais lindo e informativo. Confesso que ainda não conhecia essa técnica, mas parece ser muito boa e que ajuda os fios. Preciso testar aqui em casa. Muito completo o post

  3. Oi linda, essa técnica fez maravilhas para o meu cabelo, o cabelo crespo já naturalmente retém menos óleos nos fios. E o shampoo tirava o pouco que sobrava, meus cabelos ficaram muito mais macios hidratados.
    Beijoss

  4. Oi, Natalia, tudo bom?

    Menina, que benção encontrar com o teu post! Não conhecia essa técnica do co-wash, acho que porque meu cabelo já é bem oleoso, mas gostei bastante da ideia. Parece, inclusive, ser mais vantajoso do que o uso do shampoo sem o condicionador (meu caso).

    Bjs

  5. Oi! Eu faço co-wash sempre que tô com pouco tempo para lavar o cabelo. Já sigo a rotina low poo há uns meses e sinto que foi maravilhoso para meus fios, que são bem cacheados.
    Bem falado! Tem gente que acredita que qualquer condicionador é indicado para a técnica, mas estão errados. Eu geralmente faço com o Yamasterol, vou variando as versões dele.

    Beijos
    Duas Leitoras – Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *