Cronograma Capilar: O que é? Pra que serve? Como fazer?

Comentei lá no meu stories no Instagram (se você ainda não me segue, clica aqui) que dei inicio ao meu cronograma capilar e mostrei alguns dos produtinhos que eu comprei para usar durante esse processo.

Algumas meninas ficaram curiosas e vieram me perguntar o que é o cronograma capilar, pra que ele serve e por que eu usaria tais produtos no cabelo, como o vinagre de maçã que eu mostrei. Então, decidi compartilhar tudo com vocês aqui no blog, mas como diria Jack, vamos por partes. Hoje vou contar o que é o cronograma capilar, pra que ele serve e como fazer. Ficou curiosa (o)? Então continue acompanhando esse post!

Cronograma Capilar
Foto: Getty Images

Antes de mais nada, queria dizer que ainda me considero extremamente leiga quando o assunto é cabelo. Antes de começar a testar produtos para fazer resenhas aqui no blog pra vocês, a única coisa que eu fazia era lavar ele com shampoo e condicionador da marca que eu achava que ele se adaptava melhor, e às vezes, rolava uma hidratação com uma máscara qualquer. Mas depois que o meu cabelo começou a cair em grande quantidade, notei a diferença que faz utilizar os produtos certos e da maneira certa!

Comecei testando a linha S.O.S Bomba da Salon Line que me ajudou muito com o problema de queda, mas não foi o suficiente para que meu cabelo parasse de cair. Então, conheci o cronograma capilar, que nada mais é que uma rotina de cuidados com os cabelos para repor todos os nutrientes que são perdidos com o tempo, e que são necessários para que ele se mantenha saudável, ou seja, foi mais uma válvula de escape que eu encontrei para tentar solucionar o problema da queda dos meus cabelos!

O que é o Cronograma Capilar?

A princípio você precisa entender que o Cronograma Capilar, também conhecido como “CC”, é uma agenda que ajudará a recuperar – se o seu cabelo estiver danificado – ou manter – se o seu cabelo estiver saudável- os nutrientes necessários para que os seus cabelos cresçam fortes e saudáveis. Essa agenda é composta por três etapas, sendo elas: Hidratação (H), Nutrição (N) ou Umectação (U) e Reconstrução (R). Além disso, é importante saber que o cronograma pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo, sendo indicado principalmente para cabelos em transição, cabelos descoloridos ou tingidos e cabelos quimicamente tratados, que são os que mais necessitam de cuidados devido as alterações que acontecem nos fios. Mas quem tem cabelo saudável, também pode e DEVE realizar o cronograma capilar para manter os nutrientes necessários que o cabelo perde naturalmente por conta dos raios solares, poluição, cloro da piscina e etc.

Pra que serve cada etapa do Cronograma Capilar?

  • Hidratação: A Hidratação é a etapa de maior necessidade para os fios, e portanto será realizada com mais frequência em todo e qualquer cronograma capilar, pois é ela quem repõe as necessidades básicas que o cabelo perde com o dia-a-dia. Suas principais funções são: Repor a água dos fios, dar brilho e movimento;
  • Nutrição ou Umectação: A Nutrição ou Umectação é a responsável por repor a oleosidade natural que todo cabelo necessita, sendo de maior necessidade em cabelos muito ressecados, com frizz e volumosos. Suas principais funções são: Proporcionar maciez, diminuir o volume e o frizz e dar maleabilidade aos fios;
  • Reconstrução: A Reconstrução é a etapa mais potente do cronograma capilar, pois é ela quem ajuda a repor as proteínas dos cabelos, proporcionando força. Nessa etapa, é normal sentir que os fios fiquem mais duros e é exatamente por esse motivo que a reconstrução só deve estar presente uma ou, no máximo, duas vezes dentro do cronograma, (e isso serve para todo o tipo de cabelo, até mesmo os mais danificados!) ou poderá causar efeito contrário, no caso, a quebra dos fios. Suas principais funções são: Repor elementos da fibra capilar e promover força aos fios.

Todas essas etapas são de extrema importância e devem ser combinadas de acordo com a necessidade dos seus cabelos ou do efeito que você mais gosta, porém, é muito importante ressaltar que cada etapa deve ser realizada em dias alternados, respeitando um intervalo de 48 horas entre elas.

Como montar o meu Cronograma Capilar?

Agora que já entendemos o que é o Cronograma Capilar, pra que ele serve e conhecemos todas as etapas, tenho certeza que a dúvida que surgiu, foi: “Como montar meu cronograma se eu não sei ou não tenho certeza do que o meu cabelo está precisando?”.

Existem algumas dicas básicas que você pode seguir para descobrir qual a necessidade dos seus fios. Então, vamos conhecê-las? Observe o seu cabelo por um minuto e responda as questões abaixo:

A) Seu cabelo está ressecado e/ou sem brilho? Você sente ele embaraçar com facilidade?

Se a resposta for sim: Seu cabelo precisa de Hidratação. Todo o cabelo precisa de hidratação pelo menos uma vez na semana, mas se a sua resposta for sim para esses sinais citados acima, você deverá focar mais nessa etapa. Além disso, a hidratação em excesso não faz mal pra nenhum tipo de cabelo, o máximo que pode acontecer é seu cabelo sentir falta das outras etapas.

B) Seu cabelo está com muito frizz e/ou muito volume? Você sente ele seco e/ou com as pontas espigadas?

Se a resposta for sim: Seu cabelo precisa de Nutrição ou Umectação. Com essa etapa você conseguirá alcançar a oleosidade ideal para os seus fios, reduzindo o volume e o frizz e proporcionando brilho. Mas é importante criar um equilíbrio da Nutrição/Umectação com a Hidratação, pois realizando essa etapa em excesso, o seu cabelo ficará sobrecarregado, com o aspecto oleoso, pesado e sem vida.

C) Seu cabelo está elástico, emborrachado e/ou quebradiço?  Você realiza muitas químicas capilares, como: Descoloração, escova progressiva ou alisamento? Utiliza a chapinha, secador e/ou o babyliss com frequência?

Se a resposta for sim: Seu cabelo precisa de Reconstrução. A reconstrução é indicada para quem está com os fios danificados por conta de algum processo químico ou para quem faz uso de excessivo de secador, chapinha ou babyliss. Com ela será possível restaurar profundamente os cabelos, repondo a queratina, devolvendo o brilho e deixando os fios fortes. Mas atenção: Como já vimos anteriormente, a reconstrução é uma etapa muito potente, portanto, ela só poderá ser realizada duas vezes a cada 15 dias ou uma vez por mês, isso irá depender do estado em que o seu cabelo se encontra. Se realizada com muita frequência, causará efeito contrário, pois a queratina em excesso deixa os cabelos mais rígidos e poderá ocorrer a quebra dos fios.

Pronto! Com base nessas informações, já dá pra ter uma noção melhor do que o seu cabelo precisará, certo? Existe também um aplicativo (irei mostrar ele num próximo post!) que monta um cronograma específico para você, baseado em algumas perguntas que ele te fará também. Mas se você ainda tem dúvida ou acha que não está preparada (o) para montar o seu próprio cronograma, existe a tabela do Cronograma Capilar Oficial! Ele é ótimo para ser usado como uma base inicialmente, pois com o tempo será possível você identificar sozinha (o) de qual etapa o seu cabelo precisará mais. Retirei a tabela do blog Cabelos de Rainha, que tem dicas maravilhosas para os cabelos, e vou deixar aqui para quem quiser segui-lá:

Cronograma Capilar Oficial
Fonte: Cabelos de Rainha

Vou deixar aqui pra vocês também a tabela com o meu cronograma capilar, que foi desenvolvido com base nas necessidades dos meus cabelos! Criei o meu CC com o aplicativo que mostrarei em breve aqui pra vocês! É muito fácil e ótimo pra quem está começando assim como eu!

Esse será o cronograma que seguirei no mês de Julho. Após concluí-lo, espero notar diferenças positivas e assim poderei criar um novo cronograma de acordo com o que eu sentir necessidade. Notem que no meu cronograma foram incluídas duas reconstruções, devido ao meu problema de queda de cabelos. As nutrições estão intercaladas com as hidratações equilibradamente mas, ainda assim, a hidratação aparece mais vezes, pois o meu cabelo é considerado misto. Se tivessem mais nutrições do que hidratações o meu cabelo poderia ficar muito pesado!

Bom, eu espero que vocês tenham gostado do post e espero que ele possa ajudar vocês! Se vocês tiverem alguma dúvida, deixa aqui em baixo nos comentários que eu terei o maior prazer em responder! <3

Ah, e a saga do Cronograma Capilar só está começando! Em breve terão muito mais posts, com dicas de produtos para usar durante o CC, quais produtos eu estou usando e muito mais! Não percam!

Um beijo e até maissssss!

LEIA TAMBÉM:

10 Comentários

  1. Meu cabelo tá precisando muito de uma umectação, isso porque estive por 6 meses fazendo meu TCC, daí já viu né, me esqueci totalmente dos cuidados com o cabelo. Fazia uma hidratação por semana e só mesmo pra não descuidar dele 100%.

    Tava precisando mesmo começar um cronograma, agora que já me formei tenho mais tempo pra isso. Eu preciso MUITO desse app que vc mencionou, por favor, fale logo dele, pleaseeee. kkkkk

    Vou ficar aguardando. <3

    Beijos, sucesso!

  2. Eu consegui montar meu cronograma mês passado e meu cabelo ficou lindo e muito saudável. Vou amar acompanhar os posts e dicas para o CC, necessito de dicas caseiras de hidratação (dica de post haha), não sei muitas e já vi que elas são sempre um bom complemento para os produtinhos que usamos.. Um beijo!

  3. Opa, parece que leu meus pensamentos!
    Estava precisando entender um pouco mais sobre o Conograma Capilar.
    Estou montando o meu, mas não tinha certeza de algumas coisas.
    Suas dicas vão me ajudar muito.
    Eh nooooix!! ❤

  4. Guria tu não sabe o quanto me ajudou com esse post, acabei de passar por uma descoloração hard e vou precisar muito fazer um cronograma, no passado eu já fiz mas meus fios eram completamente diferentes do que são hoje e eu estava perdidona! Vou acompanhar sua saga para pegar mais dicas de produtos pois estou precisando muito!
    Beijos.

  5. Ameei suas dicas! A muito tempo estive procurando um post assim, em que pudesse entender em detalhes sobre o Cronograma capilar. Sou doida pra fazer. Obrigada mesmo pela dica linda! E compartilhe conosco os resultados, viu. Mil beijos!

  6. Tem uns 2 meses que tenho o cronograma capilar que eu montei e meu cabelo deu Graças a Deus kkkk e maravilhoso pros fios. Adorei esse post…irei pegar algumas dicas.

  7. Esse teu post com certrza tira todas as dúvidas de quem não sabe o que é Cronograma e o melhor além de explicar o que é, ainda tem um guia de como fazer o cronograma certo pra necessidade de cada cabelo.

  8. Post super útil e dicas incríveis! Confesso que nunca fiz um cronograma certinho, isso facilita muito para a hidratação. Isso me incentivou para me organizar mais e cuidar dos belos.

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *