[BEDA #4] S.O.S BLOG: Dicas para se livrar do bloqueio criativo!

O bloqueio criativo é algo que acontece com muita frequência em quem vive no meio da blogsfera. Falo isso por experiência própria! Quando criamos um blog, parece ser tudo um mar de rosas! Estamos sempre inspirados, cheios de ideias novas e um milhão de coisas na cabeça para por em prática!

Mas com o passar do tempo, isso vai se tornando menos frequente, infelizmente. Às vezes fico vários dias sem ideia do que escrever para o blog, tentando buscar um meio de sair da mesmice de sempre. Mas como?

Leia também: S.O.S BLOG: Os principais erros em um blog

Esse mês de Agosto estou participando do #BEDA, e tudo o que eu menos quero é ter um bloqueio criativo! Afinal, tive a maluca ideia de participar desse desafio sem ter nem criado um cronograma, então vou precisar daquele boom de inspiração para conseguir escrever 31 posts para o mês todo! 😮 Então, pensando nisso, reuni as artimanhas que eu mais utilizo quando sinto que estou precisando de inspiração para escrever, e resolvi compartilhar com vocês aqui hoje no S.O.S BLOG! Quer saber quais são essas dicas? Continue acompanhando esse post!

[BEDA #4] S.O.S BLOG: Dicas para se livrar do bloqueio criativo!

Ouvir música

A primeira – e melhor dica – para me livrar do bloqueio criativo é ouvir música! Ouvir música espanta qualquer sentimento ruim, e nada melhor do que uma Beyoncé ou uma Rihanna pra se sentir melhor, né mores?

Dar uma pausa na vida, ficar no escurinho do quarto, colocar um fone de ouvido e ouvir suas músicas favoritas é uma das melhores formas de estimular a sua inspiração!

Visitar outros blogs ou sites relacionados ao seu nicho

Visitar outros blogs ou sites relacionados ao que eu falo aqui no meu blog é a dica que eu uso com mais frequência, e é a que mais me ajuda quando estou com bloqueio criativo!

Por exemplo: Se hoje eu quero escrever sobre cabelos, visito diversos sites que falem sobre esse assunto, até encontrar um tema que me inspire e eu pense: “Ah, esse tema é bacana e meus leitores irão gostar!”.

Um site que eu visito todos os dias e recomendo é o Pinterest! Vale super a pena, pois lá você encontra de tudo, literalmente. É um baita site pra se inspirar! <3

Outro site (esse é mais específico) que eu visito com muita frequência também é o STEAL THE LOOK. Lá tiro muitas ideias quando quero escrever sobre moda.

Assistir vídeos/filmes/séries

Assistir algo, seja um filme, uma série ou até mesmo um vídeo no Youtube, é uma ótima forma para ter brilhantes ideias! Como?

Em um filme/série: Enquanto você assiste um filme ou uma série, é possível recolher diversos assuntos que são abordados ali e falar posteriormente no seu blog.

Vamos citar um exemplo: 13 Reasons Why. É uma série que fala sobre estupro, suicídio e sexualidade, e são temas que estão em alta! Que tal fazer um post falando e até mesmo conscientizando as pessoas sobre esses assuntos? Ou se você não quiser se aprofundar muito, faça uma resenha contando o que achou da série.

Vídeos no Youtube: Vídeos no Youtube também são ótimos para dar aquela inspirada e espantar o bloqueio criativo! É uma forma de você trazer para texto o que é gravado em vídeo.

Um exemplo: Assisti um vídeo de maquiagem com o título: “Os principais erros em uma maquiagem”, que tal fazer um texto no blog sobre esse mesmo assunto?

Fazer um passeio/viagem

Está aqui uma dica que ajuda demais! Nada é mais inspirador, em todos os quesitos, do que viajar, né? Eu me sinto renovada toda vez que viajo, pois amo conhecer lugares/culturas novas. Mas se a grana tiver curta, que tal dar uma volta naquele lugar que você gosta muito? Seja um parque ou um shopping, isso pode te dar belas ideias!

Por exemplo: Eu amo ir ao shopping! E ir ao shopping pode render ótimos posts para o meu blog, pois lá eu posso ver as tendências que estão em alta, as lojas que eu amo comprar, as lojas que estão em liquidação e criar posts à partir disso. Entenderam?

Pedir ajuda aos seus leitores/amigos

Nada melhor do que fugir do bloqueio criativo indo diretamente na fonte daquilo que alimenta o seu blog: Os seus leitores e amigos! Quando não sei o que escrever, e até mesmo quando eu sei o que escrever, eu peço ajuda! Afinal, você precisa falar sobre assuntos que eles se interessam, pois no final das contas, são eles que fazem o seu blog andar para frente!

Essas são as dicas que eu uso para fugir do bloqueio criativo. Gostaram? Alguém aí já usou ou usa alguma dessas dicas? Conta pra mim nos comentários!

E se você tiver alguma outra dica fora essas que eu citei e quiser compartilhar comigo, fique à vontade, viu? Ajuda aqui é sempre bem-vinda!

Um super beijo e até amanhã!

BEDA | Blog Every Day August

LEIA TAMBÉM:

2 Comentários

  1. Esses dias atras passei por uma crise bem feia de bloqueio criativo Nat, mas ai pedi uns conselhos no grupo Blogueiras Ever, e as meninas me ajudaram e eu passei por isso! Acho a dica de assistir séries/filmes ótimas, pois a gente une o útil ao agradável kkkk

  2. Meu blog é voltado para a escrita, mas ultimamente tenho compartilhado sobre outros nichos lá, e algo que me inspira muito é sair por aí e observar a vida alheia, dá muito certo! Gosto também da ideia de ouvir músicas e assistir filmes e séries, abre um grande universo de conteúdos. Ótimas dicas!

    Super beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *