S.O.S BLOG: Os principais erros em um blog

Ei você, blogueira (o)! Pare tudo o que está fazendo agora e vem conferir esse post!

Resolvi lançar uma nova categoria aqui no blog chamada: S.O.S BLOG. A ideia é ajudar vocês, blogueiros e blogueiras, dando dicas e tirando dúvidas sobre tudo relacionado ao mundo da blogsfera!

Criou um blog? Tá com algum problema em relação à ele? Não sabe por onde começar? Não se preocupe! A tia Nat vai te ajudar!

Principais erros na construção de um blog
Foto: Reprodução

Não sou a mais entendida de tudo, mas ao passar do tempo a gente acaba aprendendo uma coisinha aqui e outra ali, e nada mais justo do que compartilhar esse aprendizado com quem também está começando e querendo aprender. Afinal, quando eu criei o meu blog, tive que fazer absolutamente tudo sozinha! Não fazia ideia por onde começar e já tive vontade de desistir várias vezes por esse motivo. Então, antes que você pense em desistir de tudo, que tal umas dicas pra te ajudar, hein?

Pra quem está chegando agora no meu blog, seja muito bem-vindo (a)! Não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook, me acompanhe no Instagram e se inscreva na newsletter do blog (a caixa de inscrição se encontra ao lado ou no rodapé na versão para celular) para não perder nenhuma atualização, tá certo?

Mas chega de bláblá e vamos ao que interessa?

O primeiro tema que vamos abordar no S.O.S BLOG é: Os principais erros em um blog.

Em uma rápida enquete que eu fiz em um grupo de blogueiras (os) que eu participo no Facebook, fiz a seguinte pergunta: “Na sua opinião, o que gera mais incômodo ao acessar um blog?”. Veja o resultado da enquete:

Gráfico - Os principais erros na construção de um blog
Enquete realizada em Jun/17.

Como podemos ver nos resultados, os erros de escrita são os maiores motivos de incômodo nas pessoas que visitam blogs. Logo, é um dos principais erros. Mas não vá achando que isso faz com que os outros erros citados na enquete sejam menos importantes, ok?

É claro que ninguém nasce sabendo, mas nós, blogueiros, temos o DEVER de melhorar progressivamente, afinal, se você quer ter leitores e seguidores fiéis, não basta ter só um rostinho bonito, e sim, um conteúdo de qualidade e um espaço atrativo!

“Nat, descobri que estou cometendo um desses erros no meu blog. O que eu faço?”

Que tal algumas dicas para te ajudar com esses erros? Então, come on let’s go!

  • Imagens sem créditos: Na enquete ela foi a menos votada, porém, você precisa saber que dar créditos em uma foto que não é sua é uma das suas maiores obrigações quando você cria um blog! A dona ou dono da foto pode te processar por usar uma imagem dela sem créditos, sabia? Pois é!
    Portanto, caso você não saiba de quem é a imagem utilizada, jogue ela no Google Imagens, as chances de você encontrar o verdadeiro autor são grandes e assim você não terá nenhuma dor de cabeça posteriormente!
  • Páginas que demoram para carregar: Gente, eu não sei vocês, mas eu sou muito impaciente! Detesto quando abro algum blog e ele demora ANOS pra carregar! Me faz perder o interesse instantaneamente!
    Essa demora pode acontecer devido ao carregamento de imagens muito pesadas, como por exemplo, fotos de câmeras profissionais. Então, tente equilibrar o uso delas. Evite usar muitas fotos tiradas com câmera profissional em um mesmo post. Sabemos que a qualidade é muito melhor, mas ninguém merece esperar cinco minutos até aquilo tudo carregar, né?
  • Posts sem imagens: Um post sem imagem é triste e vazio. Quando alguém acessa sua página e só encontra letras e mais letras, aquilo gera uma certa preguiça de continuar acompanhando. Utilize-se das imagens para ilustrar o que você escreve. Por exemplo: Se você faz um post sobre amor, procure usar imagens relacionadas à isso. Exemplo: Imagens de coração.
  • Imagens com baixa resolução / Imagens pequenas: Pior do que não usar imagens em um texto é usar imagens com baixa resolução ou imagens pequenas. Veja um exemplo desses dois erros abaixo:

Imagem com baixa resolução

“Delineado duplo é a nova tendência do momento!”

Delineado duplo é a nova tendência do momento!
Foto: @vanyxvanja

Imagem pequena

“Delineado duplo é a nova tendência do momento!”

Delineado duplo é a nova tendência do momento!
Foto:@vanyxvanja

Imagem ideal

“Delineado duplo é a nova tendência do momento!”

Delineado duplo é a nova tendência do momento!
Foto: @vanyxvanja
  • Excesso de banners de anúncio: Boa parte das pessoas que criam blogs querem ganhar dinheiro com ele também. E qual a maneira mais fácil? Através dos banners de anúncio, claro! Porém, é preciso ter LIMITES ao usá-los! É muito ruim aquele blog que tem anúncio no cabeçalho, anúncio antes do início de um post, anúncio no meio do post, anúncio na lateral… GENTE! Isso é péssimo! Além do mais, anúncios em demasia fazem com que o blog também demore a carregar, e já falamos ali em cima que isso é um erro que gera desinteresse. No caso aqui, gerará desinteresse em duplicidade: Um pela demora do carregamento da página e dois por aparecer milhões de anúncios desnecessários que impedem da pessoa navegar de maneira agradável pelo seu blog. Lembre-se: LIMITES! 
  • Letras coloridas: Eu amo as cores roxo, rosa, azul, preto e por aí vai… Mas nem por isso eu vou usar todas essas cores no meu blog. Letra colorida é uma coisa que ficou no passado e se for neon ainda, PIOROU!
    Limite-se na quantidade de cores que você usa no seu blog. Tente padronizar! Por exemplo, aqui no meu blog vocês só encontram três cores atualmente: Preto para textos, negrito para destaque de palavras/títulos e o roxo para links. Só! É muito mais agradável de se olhar/ler um blog quando ele está assim.
    Queria fazer um adendo aqui que não foi mencionado na enquete: Tente usar apenas fontes básicas para textos! Evite usar aquelas letras cheias de fru-fru demais. Isso dói a vista de qualquer um!
  • Caixa de like / newsletter logo que o site abre: Muitas pessoas colocam aquela caixa de curtir a página do Facebook ou de assinatura de newsletter logo que o site abre. Evite isso!
    É impossível saber se eu gostei do seu blog se é a primeira vez que eu estou acessando, certo? Não faça do “like” uma obrigatoriedade à quem visita. Procure colocar a caixa de inscrição no site/caixa de likebox do Facebook na lateral do blog. Assim, a pessoa terá livre arbítrio para curtir ou não, e convenhamos que será um like muito mais verdadeiro, não é?
  • Layout confuso / bagunçado: Se você está criando um blog agora ou não tem grana, dificilmente vai investir um layout pago, certo?
    Mas isso não impede de você criar uma página linda e organizada! Afinal, ninguém merece entrar em um site/blog e ver uma bagunça danada!
    Existem milhares de sites que oferecem layouts de graça para blogs! E além do mais, se você souber um pouquinho de html, pode fazer modificações nele pra deixar com a sua carinha! <3 (Foi o que eu fiz com o meu layout! Eu não sabia nada de nada, mas fui fuçando até conseguir deixar ele do jeito que eu queria!)
  • Posts sem conteúdo (que só tenham vídeo): Geralmente, uma pessoa que busca por um texto em um blog, é por que está afim de ler. Então, é muito chato fazer um post que só direciona à um vídeo. Por exemplo: “COMPRINHAS DO MÊS” e ao invés de texto e imagens, é só um vídeo de 10 minutos no Youtube.
    Pense que essa pessoa pode estar na rua, sem fones de ouvido e usando a internet do celular. Certamente ela não irá querer usar a internet toda só para assistir aquele vídeo. Você pode e DEVE conciliar os seus vídeos aos posts, mas não esqueça do CONTEÚDO!
  • Erros de escrita: Erros ortográficos são extremamente comuns de acontecerem. Eu, por exemplo, vivo na dúvida de quando eu devo usar porque/por que/porquê/por quê. E sabe o que eu faço quando surge essa dúvida? Substituo por outra palavra ou procuro no Google qual delas devo aplicá-la. E não me sinto nenhum pouco burra por isso! Muito pelo contrário! Como vimos na enquete, os erros de escrita geram MUITO incômodo aos leitores, portanto, se policie SEMPRE.
    Uma dica preciosa: Escreva o seu post e ao terminar, leia. Releia. Leia de novo. Leia até ter certeza de que não há nenhum problema com ele! Muitas vezes acontece de passar um errinho despercebido ou pode acontecer uma distração enquanto escrevemos. Mas isso não significa que precisamos errar sempre, né?
    Se tiver dúvidas, consulte o Google, pegunte para alguém. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta!

E esse foi o primeiro post do S.O.S BLOG! Gostaram? Comentem! Me desculpem se o post ficou extenso demais, mas é que eu gosto de clareza nas coisas! hahahaha)

E se você tem um blog, está pensando em criar um ou acabou de criar e quer uma ajudinha, não exite em pedir um help para mim, viu? Pode deixar todas as suas dúvidas nos comentários aí em baixo, ou se preferir, mande um e-mail para: contato@nataliasemh.com. Terei o maior prazer em poder te ajudar! <3

Também estou aceitando sugestão de posts para o S.OS. BLOG, ok? Espero voltar em breve com mais novidades para vocês!

Um beijo e até a próxima!

LEIA TAMBÉM:

7 Comentários

  1. Cheguei até aqui por um link que você compartilhou em um grupo no Facebook. Eu gostei da sua pesquisa e concordo com as respostas. Eu acredito que vontade de ser blogueira “todo mundo tem”, mas força de vontade de tentar fazer algo melhor poucos tem. Hoje em dia as marcas trabalham com a disputa de quem posta primeiro. Eu tenho uma certa dificuldade em lidar com “all time”, pois prezo muito a qualidade do que eu coloco na internet, seja um post no blog ou uma foto no Instagram, gosto dar o meu melhor e isso requer um tempo para projetar e concluir cada trabalho.

    1. Oi, Kamila! Seja muito bem-vinda!
      Concordo com você! Às vezes precisamos muito mais do que a vontade! Precisamos nos esforçar, afinal, sem esforço não há recompensa, né?
      Criei essa categoria como forma de incentivo, pois só nós sabemos as dificuldades de crescer com um blog hoje em dia!

      Um beijo!

  2. Que legal essa nova categoria do seu blog para ajudar as blogueiras,gostei demais. E isso é verdade ás vezes da vontade de desistir mesmo, principalmente quando olhamos pro lado e pro outro e não vemos ninguém para ajudar. Eu mesmo sofri com o logo do blog e as vezes tenho bloqueio e fico semanas sem postar. E acho mesmo que devemos sempre nos ajudar, nesse campo então rsrs.
    Eu tenho uma sugestão, falar sobre compra de domínio e hospedagem. Que por sinal é uma problema que estou passando no momento rsrs Eu adoraria saber mais sobre esse assunto e quais são os melhores lugares para fazer isso. – Xoxo

    1. Oi, Luana!

      Fico feliz que tenha gostado da nova categoria do blog! A intenção é ajudar e espalhar o pouco de conhecimento que estou adquirindo! Estamos todas juntas no mesmo barco! <3

      Obrigada pela sugestão, e assim que me sentir preparada, falarei sobre domínio e hospedagem! Também tive muitas dúvidas em relação à esse assunto!

      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *